ATIVIDADE 3.2 - NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS
1. Vamos fazer bem ao ambiente (animação)
http://www.addp.pt/topas/intro.htm
Olá colegas vale muito a pena visitar o endereço acima, tenho certeza que vão adorar.
Todo esse material é muito criativo, pode ser utilizado no ensino fundamental e o resultado dessa aula será um sucesso.
Aparece uma imagem em movimento mostrando um ecossistema aquático e claro o homem exercendo várias atividades, há seis links onde você pode explorar à vontade.
Cada link que você abrir verá que a movimentação é perfeita.
1º Água no dia-a-dia - Mostra como devemos poupar a água.
2º Ciclo da água - Mostra as fases do ciclo da água na natureza.
3º Tratamento – Como acontece o tratamento da água para consumo e o tratamento da água residual.
4º Reciclagem – Quando clica no nome VIDRO, PAPEL ou PLÁSTICO, mostra os materiais que podem ser reciclados.
5º Jogos e passatempos – Há três tipos: Labirinto, Apanha gotas e O topas ás cores. É muito divertido.
6º Mediateca – Aparece três mine vídeos:
01- Ciclo da água.
02- Conselhos importantes para a vida do planeta.
03- Tratamento da água.
2. A História das Coisas (vídeo)
http://sununga.com.br/HDC/index.php
http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E
A História das Coisas é uma versão brasileira do documentário The Story of Stuff, de Annie Leonard.
Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como consequência do nosso hábito consumista, apresenta os problemas deste sistema e mostra como podemos revertê-lo, porque não foi sempre assim.
Você sabe de onde vem e para onde vão as coisas que usamos?
Pois é, vivemos num sistema em crise, porque usamos os recursos de forma linear e nos esquecemos que vivemos num planeta linear.
Este documentário tem duração de 20 minutos, pode ser trabalhado no ensino médio.
É muito reflexivo.
3. Zona Rural (áudio)
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=14003
É muito engraçado, parece que estamos ouvindo rádio.
De maneira bem simples mostra um diálogo entre a professora, os alunos e o proprietário de um sítio, onde os alunos foram visitar, fala da vida no campo, a forma correta de como lidar com a terra, proteger o meio ambiente, aborda também a questão da migração campo/cidade, da importância da fixação do homem no campo e este como fornecedor de matéria-prima para a cidade.
Tem duração de 14:00 minutos e pode ser trabalhado no ensino fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário